quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Utilização de impressos nas escolas


Uma variedade de impressos podem ser utilizados em sala de aula dentre eles os livros didáticos e paradidáticos, as enciclopédias, os jornais, as histórias em quadrinhos, as revistas, propaganda, mapas, enfim não nos faltam opções. Certamente que o livro didático ainda é o impresso mais utilizado no cotidiano escolar, porém os diversos impressos do mundo contemporâneo ampliam as possibilidades de diversificar a prática pedagógica do educador.
Vários aspectos podem ser trabalhados através dos impressos escolares, com jornais e propagandas trabalhar a criticidade do aluno; com livros e histórias em quadrinhos trabalhar a construção de histórias tanto individual como coletiva, estimulando a criatividade e a socialização do indivíduo; com enciclopédias disponibilizar a utilização física e virtual possibilitando estabelecer comparações entre as duas formas de utilização; através dos mapas trabalhar questões climáticas, de vegetação relevo etc. de forma mais criativa e envolvente; através da propaganda trabalhar uma campanha publicitária com material produzido pelos próprios alunos; enfim inúmeras são as possibilidades de desenvolver as potencialidades do educando, trabalhando a criticidade, criatividade, socialização e cidadania.
É fundamental que o educador como mediador do processo educacional defina o impresso a ser utilizado em sala a partir de objetivos bem claros a serem alcançados, adeque o material a realidade de sua classe, conheça bem o material utilizado, planeje sua utilização e avalie os resultados alcançados de forma que a ampliação do conhecimento do educando seja efetiva.
Sugestões de links

Um comentário:

Bonilla disse...

Olá ana Amélia,
teu blog está incompleto. Discutimos tantas coisas em sala de aula, fizemos relações com tantas questões sociais. Será que nada disso te tocou a ponto de trazer tuas idéias para cá, para que pudesse assim interagir mais com os colegas?