quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Texto Digital

O texto digital é um importante documento de circulação social. Uma vez lançado na rede, torna-se uma publicação, pronta para ser lida, discutida, alterada. Também é algo que se oferece como troca, interação. Através do texto digital pode-se ter um hipertexto. O hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo no qual se estabelecem elos conceptuais através da Internet. Através sistema global de informação pode-se incluir não só texto mas também imagem, animação, vídeo, som, etc., neste caso hipermídia. O hipertexto permite fazer uso da intertextualidade e aproximar a criação textual de um processo mais aberto de infinitas interligações. de uma forma que o texto impresso tradicionalmente não pode.
Nem todos os textos que se encontram na Internet são necessariamente hipertextos, por exemplo documentos formais ou textos originais que exigem um certo nível de protecção de escrita, documentos com a extensão .pdf; um texto digitalizado, publicação online de dissertações, ensaios, textos de opinião, obras completas de diferentes literaturas, etc.
Os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento e participam da aprendizagem colaborativa.
A utilização do hipertexto na prática pedagógica constitui-se como elemento importante pois, o aluno leitor do hipertexto, torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos, visto que o universo de elos conceptuais ampliam-se, possibilitando trajetos de seu interesse às informações que lhe possam ser apresentadas.

Um comentário:

Sulane disse...

O texto digital é algo revolucionador,pois muda o nossos habitos.
Hoje há uma polêmica em relação ao livro digital.Alguns acham que transportar o livro impresso para a um computador o torna digital outros acham que para o livro ser digital é preciso haver hipertexto e mais interação, ou seja, não basta está em formato digital é preciso ter a interatividade e a mobilidade digital.
Essa é mais um questão para ser estudada.

Bjux...gostei muito da sua postagem, espero ter contribuido trazendo mais um questionamento.