quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Utilização de impressos nas escolas


Uma variedade de impressos podem ser utilizados em sala de aula dentre eles os livros didáticos e paradidáticos, as enciclopédias, os jornais, as histórias em quadrinhos, as revistas, propaganda, mapas, enfim não nos faltam opções. Certamente que o livro didático ainda é o impresso mais utilizado no cotidiano escolar, porém os diversos impressos do mundo contemporâneo ampliam as possibilidades de diversificar a prática pedagógica do educador.
Vários aspectos podem ser trabalhados através dos impressos escolares, com jornais e propagandas trabalhar a criticidade do aluno; com livros e histórias em quadrinhos trabalhar a construção de histórias tanto individual como coletiva, estimulando a criatividade e a socialização do indivíduo; com enciclopédias disponibilizar a utilização física e virtual possibilitando estabelecer comparações entre as duas formas de utilização; através dos mapas trabalhar questões climáticas, de vegetação relevo etc. de forma mais criativa e envolvente; através da propaganda trabalhar uma campanha publicitária com material produzido pelos próprios alunos; enfim inúmeras são as possibilidades de desenvolver as potencialidades do educando, trabalhando a criticidade, criatividade, socialização e cidadania.
É fundamental que o educador como mediador do processo educacional defina o impresso a ser utilizado em sala a partir de objetivos bem claros a serem alcançados, adeque o material a realidade de sua classe, conheça bem o material utilizado, planeje sua utilização e avalie os resultados alcançados de forma que a ampliação do conhecimento do educando seja efetiva.
Sugestões de links

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Texto Digital

O texto digital é um importante documento de circulação social. Uma vez lançado na rede, torna-se uma publicação, pronta para ser lida, discutida, alterada. Também é algo que se oferece como troca, interação. Através do texto digital pode-se ter um hipertexto. O hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo no qual se estabelecem elos conceptuais através da Internet. Através sistema global de informação pode-se incluir não só texto mas também imagem, animação, vídeo, som, etc., neste caso hipermídia. O hipertexto permite fazer uso da intertextualidade e aproximar a criação textual de um processo mais aberto de infinitas interligações. de uma forma que o texto impresso tradicionalmente não pode.
Nem todos os textos que se encontram na Internet são necessariamente hipertextos, por exemplo documentos formais ou textos originais que exigem um certo nível de protecção de escrita, documentos com a extensão .pdf; um texto digitalizado, publicação online de dissertações, ensaios, textos de opinião, obras completas de diferentes literaturas, etc.
Os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento e participam da aprendizagem colaborativa.
A utilização do hipertexto na prática pedagógica constitui-se como elemento importante pois, o aluno leitor do hipertexto, torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos, visto que o universo de elos conceptuais ampliam-se, possibilitando trajetos de seu interesse às informações que lhe possam ser apresentadas.